24 de outubro de 2010

COMO FAZER

Mesmo que você não tenha vocação para dublê de encanador, veja como são feitos alguns consertos básicos: trocar o sifão e o vedante da torneira, reparar a válvula de descarga, desentupir o ralo e usar a fita de vedação.


Não é preciso ter um arsenal de ferramentas para proceder aos reparos mais comuns. Bastam uma serra, uma trena, um grifo e uma chave inglesa para que você resolva tudo sozinho
______________________________________________________

A torneira está pingando
A responsabilidade é quase sempre do vedante (popularmente chamado de courinho). Ele é a peça que mais se desgasta nas torneiras ou nos registros. O mercado já dispõe de modelos de disco cerâmico, que dispensam o vedante.

Desatarraxe o volante (a parte usada para abrir ou fechar). Dependendo da torneira, use um grifo ou uma chave inglesa.

Retire o conjunto interno. Na ponta, fica o vedante. Solte-o e leve-o à loja para comprar outro do mesmo tamanho.

Encaixe o novo vedante na ponta do conjunto, recoloque-o e atarraxe o volante.

_________________________



A válvula de descarga disparou

Você terá que trocar o reparo. Trata-se do conjunto que controla o fluxo de água. Se sua válvula for antiga, chame o encanador: são mais de vinte itens a serem substituídos. Nos novos modelos, substitua o cartucho, conforme o esquema:

Abra a parte externa da válvula. O que vemos na parede é apenas acabamento. A válvula, mesmo, fica dentro da caixa externa.

Retirada a caixa, você verá um parafuso e um conjunto com uma mola. Solte o parafuso, libere o cartucho e coloque o novo.

Encaixe e aperte, sem exagerar, o parafuso e a mola. Por fim, recoloque a caixa externa.

Fonte: Arquitetura & Construção